Orientações Cirúrgicas

Condições para Internação

No ato da internação é necessário um acompanhante para receber as orientações quanto as normas e rotinas do hospital. O paciente não deve entrar no hospital com objetos de valor, jóias ou outros adornos.

Faça a consulta pré-anestésica com a equipe recomendada pelo seu cirurgião e realilze os exames necessários. Siga todas as recomendações do anestesiologista.

Higiene

Durante o pré-operatório você usuará a roupa do hospital.

Alimentação
Antibióticos

A utiliação de antibióticos para prevenir infecções pode ser necessária. Informe seu médico e o anestesiologista caso esteja tomando algum medicamento e qual o motivo. Qualquer medicamento pode ser prejudicial, inclusive o AAS.

Se antes da cirurgia, você estiver com febre, dor de garganta, dor ao urinar, dor de dente, qualquer infecção ou lesões na pele, comuniqueao médico com antecedência.

Fumantes

O ideal seria não fumar, mas se você fuma, suspenda o fumo pelo menos um mês antes e não fume até sua recuperação total no pós-operatório.

Questionário

Você deverá responder a um questionário. Por favor, informe tudo sobre doenças, cirurgias anteriores, alergia, medicações que faz uso e outras informações que possam ser importantes.

Ao chegar no hospital, você será recebido na recepção de internação. Logo após, será encaminhado pela enfermagem em cadeira de roda ou maca.

Não se esqueça de levar a avaliação anestésica, o pedido do médico, os exames laboratóriais e radiológticos solicitados pelo seu médico.

No centro cirúrgico você será recepcionado pela equipe e ecaminhado para a cirurgia. Os familiares devem aguardar no quarto ou sala de espera do setor.

O ambiente estará um pouco frio, você será aquecido. Informe se estiver desconfortável.

Após a cirurgia você será encaminhado para a recuperação pós anestésica. Seus sinais vitais serão verificados com freqência. Informe qualquer sintoma a equipe que estiver atendendo-o.

Após a alta do anestesista, vo0cê será encaminahdo ao quarto. Os familiares e/ou acompanhantes devem obedecer a ordem de visita de duas pessoas por vez.

Todos devem lavar bem as mãos e evitar ficar tocando em você. Solicite aos visitantes que utilizem o álcool gel disponibilizado em todos os corredores do hospital.

Não toque no curativo cirúrgico, não molhe, e se necessário, este curativo será trocado. Caso contrário, só será trocado após o primeiro banho.

O tipo de anestesia pode ser geral, bloqueio (raqui, peridual, outros), local ou combinada (mais de um tipo). No caso de raqui ou peridual, você ficará um tempo sem sentir seus membros inferiores. No caso de anestesia geral você poderá sentir sua garganta raspando. Está sensação irá melhorar.

Em casos de procedimentos cirúrgicos em que você pode ir embora logo após, leve um acompanhante, porque você não será liberado sozinho.

Passando 30, 60, ou 90 dias de sua cirurgia, você poderá receber um telefonema pergundando como está. Informa se houve intercorrências (Febre, vermelhidão, calor, secreção no local da cirurgia, abertura dos pontos cirúrgicos ou outros), no período pós-operatório. Caso você não receba este telefonema e identifique qualquer alteração, entre em contato no telefone (18)2104-5074.