Hospital Iamada

Aguarde...

SAL INGREDIENTE QUE PODE SE TORNAR O GRANDE VILÃO DA SAÚDE

O sal é um elemento milenar e básico presente na mesa do brasileiro, porém, o seu consumo precisa ser consciente e na medida exata. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde 2013 (PNS/IBGE), a média é de 9,3 gramas de sal por dia, ou seja, quase duas vezes mais do que recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 5 gramas.

O estudo ainda apresenta que os mais exagerados são os homens e os jovens com ingestão de mais de 12 gramas, enquanto apenas 2,39% consomem níveis inferiores ao indicado, do qual a maioria são mulheres e de pessoas mais velhas. Outro dado que também chama atenção é que apenas 12% dos brasileiros adultos têm a consciência da alta ingestão de sal na alimentação diária.

Mesmo que esse composto formado principalmente por sódio e cloro seja essencial, o consumo desenfreado e sem responsabilidade é prejudicial à saúde, já que aumenta o risco de doenças crônicas como hipertensão e o surgimento de doenças cardiovasculares e renais.

Uma dica para reduzir o sal é substituir por temperos frescos e tentar evitar produtos processados, enlatados ou pré-preparados com alto teor de sódio. Fique atento a sua saúde, consulte um médico regularmente e lembre que são as doenças silenciosas que matar de forma precoce.